Dia de Mundial de Prevenção ao Suicídio, um olhar para o idoso…

Neste dia, com décadas de atuação intensa na geriatria e gerontologia, não posso deixar de falar deste tema entre os idosos.
Olhamos os idosos ao nosso redor, com o olhar triste e os pensamentos perdidos, mas estes gestos são ignorados.
O acúmulo de perdas e o isolamento social imposto pela família e pela sociedade pode motivar ao idoso este ato extremo, as estatísticas comprovam que estes números vem aumentando no Brasil e no mundo inteiro. São poucos dados que temos, os últimos de 2017, pelo Ministério da Saúde apontam uma alta na taxa de suicídio em idosos com mais de 70 anos, segundo a SBGG.
Ao superar os anos na terceira idade, com perdas de capacidade funcional, dor crônica, doenças degenerativas, perda de laços familiares, podem sim levar o idoso a querer acabar com o sofrimento.
Em outras etapas da vida, o impulso costuma estar presente nas tentativas de suicídio, na velhice, a tomada de decisão é racional, lenta e definitiva.
A tristeza, a perda da autonomia, a perda do cônjuge, amigos e pessoas que amavam, pode iniciar um processo de depressão.
Cabe a nós, familiares, amigos e profissionais de saúde dar a este idoso o que ele mais precisa: atenção, cuidado e uma razão para viver.
Dra. Marlise Potrick Stefani
Nutricionista | Coach | Qualidade de Vida
Pós-Graduada em Geriatria e Gerontologia
-10/09/20-